ActionScript – Animação programada

ActionScript é uma linguagem de programação realmente orientada a objetos, robusta e inteligente, (operadores,dispositivos, objetos, funções e eventos dão o real poder da “programação Flash”). Com o auxílio do ActionScript é possível construir scripts eficientes através de componentes de códigos, redefinindo e/ou acrescentando funcionalidades ao ActionScript. O padrão que o ActionScript segue é o mesmo do JavaScript (ECMA 262), por isso as duas linguagens são tão parecidas. No mais, ActionScript é uma linguagem de programação que torna possível proporcionar encanto aos espectadores do conteúdo de seu filme Flash.

 

gotoAndPlay

Como deve ser usado: gotoAndPlay (cena, frame); onde cena é o nome da cena para onde a reprodução será enviada, e frame é o número do frame para qual o filme será enviado.

Descrição básica desse script: envia a reprodução para o quadro determinado e reproduz a partir desse quadro.

Exemplo:

on (release) {

gotoAndPlay (“index”, 10);

}

Quando o usuário clicar em um botão com essa action o filme será reproduzido na cena index a partir do frame 10.

 

gotoAndStop

Como deve ser usado: gotoAndStop (cena, frame); onde cena é o nome da cena para onde a reprodução será enviada, e frame é o número do quadro para qual o filme será enviado.

Descrição básica desse script: envia a reprodução para o quadro determinado e a interrompe, se não for determinada uma cena, a reprodução segue para o quadro especificado na cena atual.

Exemplo:

on (release) {

gotoAndStop (10);

}

Quando o usuário clicar no botão que contém essa action o filme irá para o quadro 10 da cena atual (como dito quando a cena não é determinada), e interrompe a reprodução.

 

nextFrame

Como de vê ser usado: nextFrame ( )

Descrição básica desse script: Envia a reprodução para o próximo quadro e a encerra.

Exemplo:

On (release) {

nextFrame ( );

}

 

nextScene

Como deve ser usado: nextScene ( )

Descrição básica desse script: envia a reprodução para o Quadro 1 da próxima cena e faz uma interrupção.

Exemplo:

on (release) {

nextScene ( );

}

No exemplo acima quando o usuário clica no botão, a reprodução é enviada para o Quadro 1 da próxima cena.

 

prevScene

Como deve ser usado: prevScene ( )

Descrição básica desse script: envia a reprodução para o Quadro 1 da cena anterior e faz uma ininterrupção…

Exemplo:

on (release) {

prevScene ( );

}

No exemplo acima quando a ação é executada, a reprodução é enviada para o Quadro 1 da cena anterior.

 

play

Como deve ser usado:play ( )

Descrição básica desse script: Faz com que a reprodução do filme vá para frente na linha do tempo.

Exemplo:

stop ( );

if (name == “Chico”) {

play ( );

else {

alert=”Opa! Você não é o Chico”;

}

 

Note que o código acima apresenta o if para verificar o valor de um nome que o usuário escreve. Se o usuário escrever “Chico” a ação play é executada e o filme move-se na linha de tempo. Se o usuário inserir qualquer valor diferente de “Danilo” o filme não é reproduzido e um campo de texto com o nome de variável alert é exibido.

 

stop

Como deve ser usado: stop ( )

Descrição básica desse script: Encerra a reprodução do filme na linha de tempo. O uso mais comum dessa action é controlar clipes de filme com botões, assim, é amplamente utilizado.

 

Paz e bem!

FC

2 comentários em “ActionScript – Animação programada

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