Como enxugar ao máximo o seu swf

A maior habilidade de quem trabalha com Flash é desenvolver um filme bem produzido, com um SWF muito enxuto. Existem várias estratégias que, em conjunto, deixam o seu SWF o mais enxuto possível. Veremos algumas dicas para otimizar seu filme:

  • Não use formas simples (primitivas), procure sempre agrupar as formas. Transforme tudo que for usar mais de uma vez no filme, em símbolos (gráficos, MC e Buttons). Assim é possível uma grande redução. Não faça dois botões que apenas mudem a posição (sobe e desce). Simplesmente use o mesmo símbolo para representar os sentidos com rotação para cada instância. Quando você cria um MovieClip, ele fica na biblioteca de seu filme e o Flash incorpora todos os cálculos vetoriais no SWF final, e cada vez que você usa uma instância desse MovieClip, o Flash apenas “linka” para o item da biblioteca, deixando seu filme mais leve.
  • Importe com o tamanho já finalizado todas as imagens que usar em seu filme. Nunca reescale uma imagem dentro do Flash pois o tamanho em Kbytes continuará o mesmo. Procure sempre deixar as imagens com compactação, mesmo que seja leve. Faça o tratamento de sua imagem fora do Flash, e deixe a resolução até 72 dpi. Acima disso é desperdício, pois não é percebido nos monitores.
  • Sempre que puder, substitua uma imagem por uma forma em vetor. Bitmaps contém muitos Kbytes de informação e aumentam bastante o tamanho do SWF.
  • Nunca “quebre” (converter em curvas) um texto, com raras exceções. Principalmente fontes com muitos detalhes. O vetor final ficará muito complexo e pesado. Na maioria dos casos, o ideal é incluir a fonte em seu SWF. Porém use com cautela. Sempre que usar fontes simples como Arial, Courier ou Times New Roman, procure sempre usar as fontes de dispositivos (_sans, _serif e _typewriter) pois não são incorporadas ao filme.
  • Sempre que tiver um vetor muito complexo, com muitos detalhes, curvas e nós, faça uma limpeza suavizando bordas e eliminando detalhes desnecessários. Quanto mais nós em uma forma, mais pesado fica seu SWF.
  • Reduza ao máximo o uso de sons. Quando necessário, use o formato MP3 e altere o modo de exportação na biblioteca, para o menor tamanho possível, desde que também não comprometa a qualidade mínima aceitável.
  • Sempre que possível, utilize o carregamento dinâmico de imagens, sons e vídeo, carregando-os externamente. Assim é possível reduzir consideravelmente o tamanho de um filme, pois os elementos serão carregados durante a navegação do usuário, evitando um preload demorado.
  • Evite, sempre que possível, o uso de gradientes (degradé). Sendo inevitável, use o menor número de cores que puder.
  • Evite usar Twenning Motion e Shape (principalmente) no filme. Desde que seja possível, troque esses recursos por Action Script, que além de mais flexível e rápido, possibilita uma redução considerável no tamanho do SWF, pois a animação é executada durante a execução do SWF (run-time). Você poderá, inclusive, criar efeitos que interajam com o internauta e não simples animações pré-definidas.
  • Procure usar a ferramenta Ímã (Snap to Objects) para unir todos os pontos de um objeto, pois se estes ficarem separados (abertos), o Flash tem mais trabalho na execução, tendo que fazer vários cálculos desnecessários.
  • Reduza o número de frames desnecessários no filme. Em vários filmes são esquecidos frames inúteis. Além de aumentar o tamanho do arquivo FLA, pode comprometer o processamento do filme e tamanho do SWF também.
  • Analise seu código Action Script e, se houver duplicações, crie funções para executá-las, principalmente quando houver grande quantidade de comandos. Lembre-se sempre que, quanto mais elementos existirem no seu filme, tão maior seu tamanho será.
  • Evite usar “Break apart” em imagens ou use com muito cuidado, pois em muitos casos o tamanho do arquivo acaba ficando maior que a imagem original, mesmo que se elimine as partes desnecessárias da imagem. Isto em função principalmente do número de pixels selecionado. Ao invés disso, faça os devidos cortes em um programa de imagem e importe a imagem já finalizada.
  • Faça filmes objetivos que tenham ligação direta com o site. Muitos desenvolvedores esquecem que o internauta, geralmente, busca informações e não quer perder tempo carregando coisas inúteis, por mais “legais” que possam parecer.
  • Evite animar tudo que existe no filme. Movimentos só devem ser usados, nos itens realmente úteis e que precisam chamar a atenção ou sejam parte fundamental do contexto de seu site.
  • Faça uma limpeza na biblioteca do Fla, eliminando tudo o que não foi usado no filme. Para facilitar, o Flash tem uma função na biblioteca que seleciona automaticamente os itens que não estão sendo utilizados em seu filme. Use a função para destacar os itens e exclua. As versões mais recentes do Flash ignoram automaticamente os itens não utilizados.
  • Divida seu filme principal (SWF) em filmes menores (vários SWF) e chame-os somente quando necessário. Isto agiliza o carregamento, diminui o tamanho da animação e só exibe o que o visitante desejar. Isto possibilita uma perfeita manutenção, agilização e redução no tamanho dos seus filmes.
  • Cuidado com o uso de variáveis. É muito comum para os iniciantes, usar variável para tudo e incluir diversas variáveis para fazer coisas semelhantes que seriam possíveis com a utilização de uma única. Isto é possível com um maior conhecimento de programação. Sempre que não necessitar usar novamente uma variável, delete-a para reduzir o “consumo” de memória RAM do micro. Um número elevado de variáveis pode travar o micro. Isto dependerá, é claro, da configuração de cada equipamento, recursos disponíveis, consumo da memória por programas rodando simultaneamente na máquina e complexidade de seu filme.
  • O Flash possui uma ferramenta poderosa chamada Shared Libraries. Você pode ter uma única biblioteca com elementos que você vá utilizar repetidamente em vários filmes. Cada filme fará um link do objeto para essa biblioteca compartilhada. Esse método é extremamente eficiente ao se trabalhar com fontes, botões, etc, e caso você precise alterar algum elemento, fará apenas uma vez, na biblioteca principal. Leia a documentação do Flash para saber como usar melhor essa ferramenta.
  • Textos escritos como comentários no FLA, não são incluídos no arquivo final SWF, isso porque ele tem por finalidade auxiliar a documentação do código e facilitar sua compreensão posterior. Não se preocupe com isso.
  • Aproveite sempre os efeitos das versões mais recentes. Sempre que precisar usar sombras, efeitos de blur, glow ou blending mode, ao invés de usar bitmaps para isso. Ainda há a vantagem de animar estes efeitos.

É isso aí pessoal. Com esse “pacote” de dicas é possível construir bases de sites completos em Flash com até míseros 60Kb, aproveitando ao máximo a otimização do SWF.

fonte:http://imasters.uol.com.br Artigo de Arthur Paredes

Deixe um comentário