Tendências do Mercado – 2016

Frequentes mudanças no mercado de trabalho não são mais novidade para ninguém, contudo, em tempos de “vacas magras” como estamos vivendo, a velocidade com que essas mudanças se apresentam assustam e geram um clima de apreensão em todos os que estão empregados e naqueles que buscam uma nova colocação profissional.

O atual cenário econômico do país colabora para essa inquietude, porém como bem diz Ivan Lins, “Desesperar jamais,  aprendemos muito nesses anos, afinal de contas não tem cabimento, entregar o jogo no primeiro tempo …” (Desesperar Jamais, Ivan Lins, 1979, no álbum “A NOITE”).

O mercado de trabalho continua sendo exatamente como sempre foi, a principal diferença para este novo ano de 2016 está na preocupação por parte das empresas em diminuir riscos e gastos desnecessários – não está fácil para ninguém. 

Há riscos por todos os lados. Empresas tem aberto mão de importante capital humano por puro e desmedido desespero. Em contrapartida, as áreas de treinamento e desenvolvimento profissional e também de recursos humanos têm oferecido muitas vagas, parece contrasenso, mas como a oferta de mão de obra está em alta, salários podem ser  revistos e, obviamente, baixados.

De qualquer maneira, a fórmula é a mesma, continuam em alta os profissionais que dominam mais de uma língua, inglês e espanhol, por exemplo, bem como os aplicativos básicos de informática, leia-se Word, Excel e PowerPoint.

A graduação é imprescindível em muitos casos e serão considerados diferenciais bem quistos especializações e MBAs. Há controvérsias, no entanto. Conheço casos onde profissionais a procura de recolocação ouviram de seus recrutadores algo como “seu currículo é muito bom, você tem muito estudo, creio que pra essa vaga é demais” (?)  —  acredite se quiser.

Inimagináveis frases à parte, acima de qualquer coisa o mercado está esperando por um profissional resiliente e que não se importe em assumir diversas pequenas tarefas, em outras palavras, esperam o “pau pra toda obra”.

Tenho acompanhado pesquisas que colocam os profissionais de TI como elementos fundamentais nesse período de transição e com salários atraentes, as áreas financeiras e de logística também aparecem como tendências, justamente no quesito economia de tempo e dinheiro. Profissionais de marketing também estão sendo buscados, haja vista que a empresa tem que vender para continuar empregando.

Sustentabilidade, crianças e idosos continuam em alta também. A dita melhor idade, por exemplo, está longe do que conhecíamos em nossos pais ou avós, os sexagenários atuais querem mais viagens, passeios, bailes e bares – e dizem que estão cheios da grana para esses desfrutes.


Negócios Promissores

Em questão de negócios, a beleza masculina está em destaque, o Brasil já é o segundo maior mercado desse segmento, deixando o primeiro lugar para os “USA”. De sabonetes até hidratantes corporais, as empresas de cosméticos têm se mostrado dispostas a investir nesse filão, bem como os salões de beleza que pensarem programas exclusivos para esse público terão grandes chances de sucesso.

Festas de casamento sempre estão em alta, todavia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo, ano passado, os casais que começaram a planejar suas festas, deparam-se com a falta de organizadores especializados.

Segundo Bruna Martins Fontes, que escreve para a revista PEGN, “Em Nova York (EUA), empresas envolvidas na produção de casamentos gays vão faturar US$ 100 milhões ao ano, aponta um relatório produzido por senadores. Banqueteiros, floristas, joalheiros, fabricantes de lembrancinhas e organizadores já comemoram o aumento das vendas, diz reportagem da revista americana Business Week”.

Os bichinhos e estimação têm sempre o seu lugar de destaque, por esse motivo quaisquer serviços ou produtos ligados aos pequenos animaizinhos que fazem a nossa alegria, passarão bem nesse ano novo.

No mais, vamos observando o movimento.

Paz e bem, sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s