Empreendedorismo e proatividade

Muitos ainda creem que empreendedorismo está única e exclusivamente ligado a abertura de um negócio, até porque essa é a ideia top of mind quando a palavra é cogitada. Porém, vejamos segundo o dicionário online Priberam:

empreendedorismo
(empreendedor + -ismo)

s. m.

1. Qualidade ou caráter do que é empreendedor.

2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

Atitude. Proatividade. Essas são as palavras de ordem. Empreender não deve estar somente ligado à carreira, mas principalmente no modo como se encara a vida. Quão resiliente diante das mudanças eu sou? Até onde as inovações me assustam? O que faço no meu dia a dia que me agrega valor seja no âmbito pessoal, seja no profissional?

Muitos têm arraigadas crenças de incapacidade: Não tem por quê? Pra quê? Onde isso pode me levar? Ora, se você não acreditar que pode fazer a diferença em sua vida, como algum gestor acreditará que você tem algo de bom a oferecer para a empresa?

Creia: a mudança começa em você e somente você é responsável pelo rumo que sua vida e carreira irão percorrer.

Claro que essa atitude exige resiliência e quebra de paradigmas. Padrões mentais deverão ser totalmente reformulados e será conflitante e doloroso sair da zona de conforto. Porém o autoconhecimento e a franqueza quanto às próprias fraquezas poderão levá-lo a fazer significativas e proveitosas mudanças.

Não tenha medo. Comece agora a rever seus padrões. Como anda sua rede social? Quais os artigos, comentários e imagens que agregam valor em suas postagens? Há do que se orgulhar? Não? Talvez? Quem sabe…

Elaborar metas e objetivos a serem alcançados não é tarefa fácil, mas também não podemos dizer que seja difícil. O difícil e manter-se focado para finalizar o plano de forma saudável e ética.

Uma dica? Conheça-se!

Anote seus pontos fortes: suas habilidades, seus talentos, as competências nas quais você se destaca. Ao lado, ressalte seus pontos fracos: suas dificuldades, o que lhe impede de ir para frente, o que ainda lhe falta. Anote também o que pode lhe ajudar a cumprir suas metas e objetivos: quais as publicações, as pessoas, os amigos, as empresas. Nesse ponto da análise coloque o que está em você que possibilita esse crescimento: proatividade, criatividade, resiliência.

Vale a pena a análise do cenário, SWOT.

Vale a pena também a leitura desses outros artigos “O que é resiliência” e “Empreendedorismo e carreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s