Licenças de Softwares

Freeware:

São programas gratuitos, eles não expiram e você pode usá-los livremente que nunca terá que pagar nada por isso. Alguns programas são gratuitos apenas para pessoas físicas ou uso não comercial, é muito importante observar esse ponto, principalmente se estamos instalando a versão em ambiente corporativo.

Adware:

Também são programas gratuitos, mas trazem publicidade em forma de banners ou links que bancam os custos do desenvolvimento e manutenção do software. Muitos adwares oferecem versões pagas dos programas, sem propaganda, mas a compra neste caso é opcional, você pode ficar com a versão suportada por banners por quanto tempo quiser.

Opensource:

São programas gratuitos que possuem o código-fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidades que dedicam seu tempo livre para fazê-lo. Se você for programador, pode modificar o código-fonte dos programas se quiser, desde que mantenha os créditos aos criadores deles. A licença de uso opensource mais popular é a GNU-GPL.

Gratuitos para testar

Shareware:

São programas que após um determinado tempo de uso – este tempo varia de programa para programa – ou número de utilizações, perde algumas ou todas as suas funcionalidades. Após este período você deve ou apagá-lo do computador ou registrá-lo através do pagamento de uma taxa ao desenvolvedor. Como um usuário registrado você tem inúmeros benefícios, desde suporte a atualizações gratuitas do programa. Lembre-se que você não é obrigado a pagar o registro do programa, se não quiser pagar basta apagá-lo do micro.

Demo:

Este tipo de distribuição é mais comum em jogos. Os demos de jogos apresentam apenas algumas fases e servem para você analisar se vale a pena comprá-lo ou não. Os demos não expiram e nem podem ser registrados. Se você quiser comprar o software terá que recorrer a uma loja.

Trial:

É semelhante ao tipo DEMO, mas se aplica a programas. Você pode testar o programa em sua totalidade, com todos os recursos e por quanto tempo quiser, mas geralmente não poderá salvar ou exportar os trabalhos feitos. Se quiser comprar o programa deverá ir a uma loja e comprar a caixa, não há opção para registrar o programa.

Alguns programas Trial permitem que você salve e exporte os trabalhos por um certo tempo, mas após este tempo de uso a única opção é comprar o programa completo ou apagá-lo do computador.

Curiosidade:

Existem algumas licenças meio malucas, como o Postcardware e o StampwareCardware. Na Postcardware você deve enviar um cartão postal ao desenvolvedor para obter o registro e na StampwareCardware uma carta deve ser enviada ao desenvolvedor para registrar o software.

 

Esclarecimentos encontrados no Yahoo!Respostas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s