HTML – A linguagem básica da web

html

 

HTML significa ‘HyperText Markup Language’ e é uma linguagem universal destinada à elaboração de páginas com hiper-texto, como o nome indica. O conceito de hiper-texto é bastante simples: Certos itens de um documento contêm uma ligação a outra zona do mesmo documento ou, como é mais comum, a outros documentos.

HTML é uma espécie de linguagem de formatação através de uma série de comandos chamados de  ‘tags’. Todos os ‘tags’ são inseridos entre o sinal de menor ( < ) e maior ( > ) e todos eles são abertos e fechados em uma seqüência lógica (o primeiro tag aberto será o último tag a ser fechado.. Ex.: <HTML> </HTML>

É indiferente utilizar maiúsculas ou minúsculas nos ‘tags’, que, a partir de agora, passaremos a chamar de comandos. Porém, para facilitar a leitura, utilizaremos os comandos em letras maiúsculas.

Todas as páginas em HTML são identificadas pelo ‘tag’ <HTML>, que terá obrigatóriamente que estar no início. Obviamente, qualquer página irá acabar com </HTML>. Todas as páginas em HTML contêm duas partes: Aquela definida por <HEAD>, e que contém todas as informações do cabeçalho da página e outra parte definida por <BODY>, contém quase tudo aquilo que iremos ver realmente na nossa página. O texto que aparece como título da janela do navegador (browser) é definido pelo comando <TITLE>, que surge sempre na área correspondente ao cabeçalho da página (<HEAD>).  Um outro comando que é muito utilizado é o <BR>. <BR> (Break) dá instruções ao browser para fazer uma mudança de linha, assim como o comando <P> informa o browser que estaremos iniciando um novo parágrafo. Veja a estrutura básica:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Título (nome) da minha página </TITLE>

</HEAD>

<BODY> O conteúdo de minha página. <BR>

Mais conteúdo e blá, blá, blá… <BR>

E blá, blá, blá… <P>

Sem mais blá, blá, blá.

</BODY>

</HTML>

Note que para fecharmos um comando é necessário que se coloque uma barra (/) antes do nome do comando a ser fechado.

Uma das bases do HTML é o facto de ser uma linguagem de hiper-texto, ou seja, uma ligação (link) com um texto qualquer, onde quer que ele esteja na esrutura de nosso documento para web, ou na própria web pelo mundo. Para estabelecermos um link utilizamos o comando <A HREF=”texto a ser linkado>NOME ATRIBUÍDO AO LINK </A>, sendo que o nome atribuído ao link aparecerá sublinhado e de outra cor, enfatizando o fato de ser um link clicável.

Este comando é um pouco diferente dos que já vimos. Pode parecer confuso, mas não é. O ‘tag’ <A> é aquele destinado à introdução de uma link, mas no entanto necessita de um parâmetro (o HREF) para indicar aonde é feita essa ligação. Tudo aquilo que se segue irá estar ‘linkado’, até o ‘tag’ ser fechado com </A>.

O parâmetro HREF pode conter também o endereço de outro site, como em <A HREF=”http://www.site.com”&gt; (neste caso é indispensável o prefixo http://) ou qualquer outro arquivo sem ser .HTM ou .HTML. Por exemplo, para fazer uma link para download usar-se-ia <A HREF=”arquivo”>.

Vejamos então:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Título (nome) da minha página </TITLE>

</HEAD>

<BODY> O conteúdo de minha página. <BR>

Mais conteúdo e blá, blá, blá… <BR>

E blá, blá, blá… <P>

Sem mais blá, blá, blá.

Clique <A HREF=”Info.html”> aqui </A> para saber mais.

</BODY>

</HTML>

OBS: Quando essa página for exibida em um navegador essa última frase aparecerá assim: “Clique aqui para saber mais.” e o cursor do mouse se transformar em uma mãozinha com dedo apontado para o link (Padrão / Default ).

Para destacar um texto e colocá-lo em Negrito utilizamos o comando <B> </B>, da mesma forma utilizamos o <I> </I> para colocá-lo em Itálico.

Dentro do comando <BODY> podemos colocar a cor do fundo da nossa página, por exemplo, utilizando BGCOLOR (Background Color), assim:

<BODY BGCOLOR=”00FFFF”>

Para saber mais sobre cor hexadecimal clique aqui.

Bem… Por hoje é só pessoal… Vou dormir senão chego atrasado de novo… Rssss 🙂

Paz e bem, sempre!

FC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s