E-mail – What’s the meaning of…

email E-mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens.

Para usar esse correio é necessário ter um endereço de e-mail (e-mail address), algo parecido com: seunome@nomedoseuprovedor.com.br (sempre em letras minúsculas).

Conhecendo o seu endereço eletrônico, qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem para você.

Todas as mensagens enviadas ficam armazenadas no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as vejas, recebendo-as em seu computador, salvando-as ou deletando-as.

Cada mensagem pode conter arquivos anexados a ela (“attached files”). E esses arquivos podem ter qualquer formato, podendo, portanto, ser de qualquer tipo: texto, imagens, sons, vídeos ou programas.

Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados. O e-mail possibilita comunicação rápida e troca de arquivos. Assim, qualquer tipo de informação pode ser enviada/recebida.

O endereço eletrônico (e-mail) é um endereço, único no planeta, constituído por:

* login: ou usuário, ou conta.

Designa um único usuário associado a um provedor.

* @: O símbolo arroba: em inglês, significa “at” (em algum lugar).

* endereço do provedor/domínio: designa o endereço do provedor (Hotmail, Yahoo, Terra, Globo, etc.) seguido de sua terminação (.com, .com.br, .gov, etc.)

OBS: Veja a lista completa de terminações de domínios da internet na página do REGISTRO.BR

OS CAMPOS DE UM E-MAIL

Destinatário

O campo Para (“To”) deve ser preenchido com o endereço da pessoa, empresa ou lista, para a qual se deseja enviar a mensagem. Por exemplo, login@ufpa.br. Esse endereço deve ser preenchido cuidadosamente, pois uma letra trocada irá levar a mensagem para uma pessoa diferente ou fazê-la voltar sem ter sido entregue.

“Cc” é a sigla para o termo “com cópia”, é o mesmo que “carbon copy” (cópia carbono), em inglês. “CCO” é a abreviatura de “com cópia oculta”, em inglês é “BCC”, “blind carbon copy”(Cópia carbono oculta, cega).

Cópia

Se o campo “CC” for preenchido a pessoa receberá uma cópia da mensagem. Se este campo for usado o destinatário sabe que o documento que recebeu também foi recebido pela(s) outra(s) pessoa(s) aí listada(s).

É importante notar que e-mails que estejam nos campos “Para” e “CC” ficam visíveis para todos e podem ser visualizados em programas que se destinam a descobrir e-mails que efetivamente estejam sendo utilizados, notoriamente para o envio de propagandas não solicitadas.

Cópia oculta

O campo CCO (“BCC”) tem a mesma função que o campo “CC”, com uma única diferença: quando se coloca um e-mail no campo “BCC” não é possível saber que uma cópia foi enviada para esse e-mail.

O uso do campo “BCC” é recomendável quando se envia o mesmo e-mail para múltiplos destinatários, pois preserva a privacidade dos mesmos, não expondo seus endereços e não permitindo que seus e-mail´s sejam descobertos.

Assunto

Assunto (“Subject”) é onde se digita o tema da mensagem.

Deve ser sempre preenchido para facilitar buscas posteriormente.

Corpo da mensagem

É o espaço onde se escreve a mensagem.

Anexo ou Attachment.

É possível enviar qualquer tipo de arquivo anexado a uma mensagem.

Ao clicar sobre esse campo deve abrir-se uma janela de procura no próprio PC (Personal Computer) onde o(s) arquivo(s) desejado(s) deve ser localizado(s).

Composição

Os mails podem ser formais ou não.

Formais: No início da mensagem colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, e seguir padrões de cartas pessoais ou comercias.

Informais: Nesse caso são como bilhetes: não é preciso colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, nem seguir padrões de cartas formais.

Resposta e encaminhamento

Resposta

Na resposta (“Reply”) a uma mensagem recebida os programas de e-mail citam automaticamente a mensagem, colocando sinais de > (maior) na frente do texto citado. É importante editar o texto, deixando como citação apenas os trechos a que está respondendo ou comentando e apagando todo o texto que não é importante para a continuação da conversa.

Encaminhamento

Encaminhar uma mensagem (“Forward”) é reenviá-la a outros destinatários.

É importante notar que a mensagem deve ser editada para retirar o excesso de espaços e símbolos que o próprio programa coloca e que tornam a leitura desagradável.

OS SERVIDORES DE E-MAIL

Pop3

O POP, “Post Office Protocol”, permite efetuar o download de mensagens recebidas para que, depois, seja possível acessar os e-mails com um programa de correio eletrônico, mesmo quando não estiver conectado à Internet.

Assim, as mensagens são lidas por um programa de correio eletrônico – “mailer” instalado no computador (Mozilla Thunderbird, Mail do Mozilla ou Netscape, Eudora, Outlook, Pegasus, The Bat, etc).

É essencial que a configuração esteja correta, o que implica em configurar corretamente no “mailer” os endereços do servidor de

Pop e smtp.

smtp (Simple Mail Transfer Protocol): controla o envio de mensagens

pop ou pop3 (Post Office Protocol – quando tem o nº 3 quer dizer Versão 3): controla o recebimento.

Note-se que só é necessário estar conectado à internet nos momentos de receber e enviar os e-mails. A leitura e a resposta podem ser feitas com a conexão desligada – “off line”, pois as mensagens são descarregadas no programa de e-mail.

Webmail

São lidos pelo navegador – browser (Mozilla Firefox, suíte Mozilla, Netscape, Internet Explorer, Planet, Opera, etc.), a partir de um endereço da Internet (http://…). Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao email, bastando usar um PC conectado à Internet.

Não é necessário configurar um programa específico para usá-lo. O único requisito é um navegador, além da óbvia conexão com a Internet. Não necessita de um programa de correio (mailer) instalado. Portanto, a partir de qualquer lugar do mundo se consegue acesso ao e-mail, bastando usar um computador conectado à Internet. Entretanto, as mensagens só podem ser lidas e respondidas on-line. Ou seja, é necessário estar conectado à internet para receber, ler, escrever e enviar os e-mails. Assim, é preciso um grande tempo de conexão à Internet, o que, em caso de uso de telefone, pode incorrer em grandes gastos financeiros para o usuário.

Uma senha é estabelecida, de modo que o e-mail supostamente será de uso particular. (Os provedores se comprometem a não dar acesso para outras pessoas àquela área).

A senha deve impedir que outras pessoas possam entrar em sua caixa postal, ler seus e-mails, e enviar mensagens indevidas em seu nome.

Há controvérsias no que se diz a respeito de senhas seguras, fortes, fracas, ou não. Cabe salientar que não estamos tratando de segredos oficiais que, caso caiam em mãos inimigas, poderão suscitar a 3ª guerra mundial, ou o final dos tempos… Costumo dizer que senha forte é aquela que não se esquece e que, para os outros, não pareçam óbvias. Porém, como já disse, há controvérsias…

Anúncios

16 comentários em “E-mail – What’s the meaning of…

  1. Boa Noite…

    achei super legal parte fala sovre e-mail Cópia oculta
    nao sabia tinha isso…

    obrigado pelas informaçoes

    abraço!

    Bruna Silva

  2. Uhuuuu passando por esse blog pra falar que todas informações são muito úteis pra mim.
    As informações aqui é muito importante pois estou aprendendo coisas que iram ser muito úteis daqui pra frente…

    Adolo muito…

  3. As informações desses blog é muito importante pra mim aprender no meu dia-a-dia e é muito úteis pro meu aprendizado adolo as informações desse blog.

    Bjusssssssssssssssssssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s