O Processo Criativo – A Estruturação do Layout

A cada novo job que chega, surge uma questão para todo webdesigner, que formas utilizar, que cores escolher, como disponibilizar o conteúdo na página, qual o layout mais apropriado para o job a ser realizado. Todas essas questões são importantíssimas para a concepção de um novo website, que conte com um design agradável, que proporcione ao cliente navegar com mais conforto visual, que possibilite uma boa experiência durante sua navegação, mas que ao mesmo seja de fácil entendimento, que sua acessibilidade traga facilidades ao seu usuário, e que juntando todos esses aspectos induza de forma sutil o seu cliente a razão principal da existência do website, vender o seu produto/idéia/serviço.

Formas

A escolha da formas, assim como todo processo de criação depende muito do briefing, mais precisamente do produto/serviço a ser vendido no website.

Analisaremos noções de comunicação visual através de formas geométricas simples, mas que fazem toda diferença no resultado final do seu trabalho, tais formas tem a capacidade de nos causar sensações, como estabilidade, leveza, dinamismo, movimento. Essas formas quando bem utilizadas aumentam consideravelmente a possibilidade de sucesso do seu website, porém quando não bem utilizada podem representar um fracasso, pois a comunicação realizada na condiz com a sugerida pelo produto ou serviço, causando uma falha.

Formas Estáticas

As formas estáticas estão associadas a produtos estáveis, equilibrados, não dinâmicos, tais formas nos passam sensação de estabilidade, de segurança, muito aconselhada no uso de sites corporativos, pois exigem a imagem de uma empresa estável, segura e precisa passar isso aos seus clientes.

As formas mais estáticas são:

O quadrado ou retângulo – Por ter uma base grande não representa mobilidade num plano fixo, está sempre de pé, sempre equilibrado.

Linha Reta – Por esta sempre numa constante essa forma conota uma estabilidade, uma segurança por não variar.

Triangulo ou Pirâmide – Esta é a forma mais estática possível, é a forma mais equilibrada existente, completamente imóvel não pende para nenhum lado, vale lembrar que sua estabilidade é comprovada em meio físico real, por exemplo, as pirâmides do Egito, que são as únicas maravilhas do mundo antigo que ainda hoje estão de pé.

Formas Dinâmicas

As formas dinâmicas nos trazem a nítida sensação de movimento, de agito, de mobilidade, muito aconselhada para websites de segmentos de lazer, alimentício, turismo.

As formas mais dinâmicas são:

O Circulo – que por sua vez no traz total sensação de mobilidade, o circulo é a forma que possibilita o mundo a se mover, a roda, a hélice, os planetas, as órbitas, e etc.

Linha Curva – Causam sensação de algo que está em constante mudança, mobilidade.

Considerações

A partir dessas simples noções de formas um webdesigner já está apto a desenvolver as formas de um layout obedecendo à idéia central do produto ou serviço que será oferecido no website.

Tom Carvalho

Tom Carvalho Web Designer

Tom Carvalho (www.tomcarvalho.com), iniciou sua carreira como webdesigner em 2001, durante esse período se especializou no desenvolvimento de websites com alto poder de impacto visual, inovou e tornou-se refêrencia ao integrar tecnologias em 3d para ambiente web, conquistou importantes prêmios no canadá e europa de design para web, é colunista e articulista dos principais portais de webdesign do país e é o autor do documentário A História do Flash (http://www.tomcarvalho.com/blog/?p=7)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s