PROJETO DE MARKETING

“Começar um projeto de qualquer tamanho e complexidade sem os recursos produtivos (recursos humanos – capital – material) sem as informações necessárias é correr o risco de falhar”

Um objetivo definido precisa ser elaborado.

Ele declara em termos genéricos o resultado desejado.

Ele define um cronograma do projeto.

Ele descreve os recursos que serão usados, estes recursos devem ser expressos em termos do tempo dos funcionários, materiais, e dos recursos financeiros entre outros fatores.

Ele declara padrões de qualidade aplicáveis:- satisfação do cliente, ausência de impacto negativo em processos etc.

A – Definido o objetivo geral

B – Defina os componentes principais (objetivos principais)

C – Descreva as principais rotinas cada objetivo – tarefa. (Aplicar o questionário com 7 perguntas) (solicitar na ABCD)

D – Desenvolver Previsões (prazo – recursos – RH – $ recursos financeiros – materiais )

Que atividades devem ser realizadas?

O que deve ser finalizados (ou iniciado) antes do inicio do trabalho em cada objetivo principal.

Que outras atividades dependem da conclusão (ou realização parcial) desse grupo de trabalho?

E – Crie um Cronograma do Projeto (duração total e a duração de cada tarefa – objetivo.

A previsão é realista?

As atividades da previsão são realizadas uma de cada vez ou simultânea?

Esta previsão inclui todas as atividades principais que devem ser realizadas?

F – Determine as ações táticas detalhadas. (atividades diárias – semanais – mensais > Plano de Ação).

Mantenha listas de atividades diárias / semanais / que se ajustem a planilha mensal para o plano de ação.

Mantenha todas as atividades e datas de conclusão relacionada no plano de ação geral.

Mantenha lista de atividades individuais de cada colaborador.

Exponha as listas com os nomes e as atividades de cada colaborador.

G – Desenvolva um plano de contingência

O que poderia acontecer de maneira diferente da prevista?

Que efeitos serão causados por essas diferenças?

Como devemos lidar com essas diferenças se elas ocorrerem?

Faça a seguinte pergunta: Se————————– Então ——————

H – Implemente o plano: O que fazer no início

Comunique o plano. Verifique se todos os envolvidos entendem claramente o objetivo geral e as funções de cada um na implementação.

Acompanhe as primeiras atividades de perto.

Peça o retorno dos envolvidos. Há muitas atividades que precisam ser mudadas ou adicionadas.

Comunique suas descobertas iniciais a todos os envolvidos.

: O que fazer durante a tempestade

Tente determinar as causas dos problemas falando com diversas pessoas envolvidas.

Faça ajustes pequenos, mas necessários. Análise maneiras de esclarecer o plano para que os pequenos irritantes não atrapalhem.

Não hesite em implementar o plano de contingência.

Comunique-se! Os planos costumam fracassar devido à falta de comunicação ou mensagens conflitantes.

: O que fazer durante a manutenção e a aprovação

Dê mais espaço a eventos especiais conectados ao plano (ter atividades durante o plano)

Seja um modelo – mantenha sua motivação.

Desenvolva maneiras criativas de manter o plano na mente de todos os envolvidos (memorandos – telefonemas – gráficos etc.)

; Que acompanhamento é necessário

Quanto maior a plana maior complexidade > maior a freqüência de acompanhamento.

Como os outros acham que o acompanhamento deve ser conduzido.

A probabilidade do plano de contingência

I – Como avaliar o plano > responder questionário com 10 perguntas (sim / não) (solicitar na ABCD)

Para melhor exercício do projeto de marketing aplique estas questões:

1- O projeto tem inicio e fim definidos sim——– não ———Por que——?

2- O plano é organizado (tem metodologia) sim—– não——Por que——-?

3- O plano tem recursos próprios sim——– não———- Por que——-?

4- Têm equipe de trabalho sim——- não———–Por que——?

5- Têm metas estabelecidas sim——- não———–Por que——?

EXEMPLO DE OBJETIVO

Objetivo > Aumentar a rapidez na tomada de decisões

Indicador > Reduzir o tempo gasto para respostas

Nota de prioridade >————-9

Desempenho atual >————-4 dias

Meta >———————————1 dia

Anúncios

2 comentários em “PROJETO DE MARKETING

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s