Margem de Contribuição e o Ponto de Equilíbrio

“Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo. ”

“É o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.”

Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retir o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e o lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

A margem de contribuição é calculada da seguinte forma:

Margem de contribuição(MC) =

Preço de Venda(PV) – Custo da Mercadoria Vendida(CMV) – Despesas Variáveis(DV).

(MC= PV-CMV-DV)

Exemplo:

Uma loja de camisas que venda uma camisa por R$ 50,00 pode apresentar a seguinte situação:

– Preço de Venda = R$ 50,00 (100%)

(-) Custo da Mercadoria Vendida = R$ 30,00 (60%)

(- )Despesas Variáveis = R$ 5,00 (10%)

(=) Margem de Contribuição = R$ 15,00 (30%)

(50-30-5=15)

Sendo assim, a margem de contribuição na venda de cada camisa representa 30%, logo 30% do meu faturamento mensal deverá equivaler ao montante de minhas despesas fixas.

São entendidas como Despesas Fixas, por exemplo, os honorários, salários, encargos sociais e trabalhistas, aluguéis, impostos, contas de água, gás, luz, telefone e condomínio. Despesas fixas são aquelas que existem,independentemente da entidade ou empresa estar funcionando ou não. Assim, por exemplo, mesmo que o volume de produção de uma industria seja igual a zero, ainda assim haverá despesas ou custos com aluguel do prédio. Por outro lado determinadas despesas somente ocorrerão se houver nível de atividade, como por exemplo, uma comissão sobre vendas. Ela só existe se houver a venda, isto é, a atividade de venda. Sendo assim, é de suma importância, dentro de uma entidade ou empresa, a separação das despesas FIXAS e VARIÁVEIS.

Vejamos:

Sabendo que a minha loja de camisas possui uma despesa fixa (DF) de R$ 5.000,00 e que minha margem de contribuição (MC) é de 30% posso calcular o meu ponto de equilíbrio (PE) da seguinte maneira:

PE = DF/0,30 ou seja R$ 5.000,00 / 0,30 = R$ 16,6 mil

Isso quer dizer que para cobrir minhas despesas e trabalhar no meu ponto de equilíbrio, devo ter um faturamento mensal de R$ 16.666,666…. (vamos arredondar) R$ 16.667,00.Esse resultado me diz quanto eu tenho que faturar para poder, ao menos, pagar todas minhas despesas (sem lucro nenhum).

Para saber quantas camisas terei que vender para alcançar esse faturamento, basta dividir o valor do ponto de equilíbrio pelo preço unitário de venda:

R$ 16.667 / 50 = 334 unidades

Supondo que estabelecemos um lucro mensal de R$ 1.000,00 para novos investimentos, como poderemos alcançá-lo?

Simples: NOSSO LUCRO+DESPESAS FIXAS / MC

OBSERVAÇÕES NÃO MENOS IMPORTANTES / Calculando porcentagens

Para compreendermos o que é uma porcentagem temos que saber claramente o que é uma razão, as razões com denominador 100 (razões centesimais) podem ser expressas em forma de porcentagem:

Exemplo 1:
De um grupo de 100 jogadores, 30 praticam basquete. Isso significa que 30% (trinta por cento) dos jovens praticam basquete.

Exemplo 2:
Num lote de 50 lâmpadas, 13 apresentam defeito; a razão entre o número de lâmpadas defeituosas e o total de lâmpadas é dada por:

O que significa que, se o lote contivesse 100 lâmpadas, deveríamos encontrar 26 com defeitos.

Exemplo 3:
Outro modo de representar a taxa de  é obtido, simplesmente, efetuando a divisão de 4 por 100:
4 : 100 = 0,04

Da forma:
►37% = 0,37                   ►80% = 0,80 = 0,8
►14,5% = 0,145             ►100% = 1
►250% = 2,50 = 2,5       ►0,7% = 0,007

Exemplo 4:
Uma bolsa é vendida por R$ 32,00. Se seu preço aumentar em 20%, quanto passaria a custar?
Temos:

(1º) o aumento seria 20% de 32 = 0,2 x 32 = 6,40

(2º) o novo preço seria 32 + 6,40 = R$ 38,40.

Poderíamos fazer simplesmente:

Observe que o preço inicial fica multiplicado por 1,2.
Portanto, se tivéssemos:
♦ Um aumento de 30% multiplicaria o preço por 1,3;
♦ Um aumento de 16% multiplicaria o preço por 1,16;
♦ Um aumento de 5% multiplicaria o preço por 1,05;

Se por outro lado a bolsa fosse anunciada com um desconto de 20% sobre o preço original, a bolsa passaria a custar:

Observe que o preço fica multiplicado por 0,8.
Assim, se tivéssemos:
♦ Desconto de 30% multiplicaríamos o preço original por 0,7;
♦ Desconto de 16% multiplicaríamos o preço original por 0,84;
♦ Desconto de 5% multiplicaríamos o preço original por 0,95

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

* Fator Multiplicante

Há uma dica importante a ser seguida, no caso de cálculo com porcentagem. No caso se houver acréscimo no valor, é possível fazer  isto diretamente através de uma operação simples, multiplicando o valor do produto/serviço pelo fator de multiplicação.

Veja:

Tenho um produto X, e este terá um acréscimo de 30% sobre o preço normal, devido ao prazo de pagamento. Então basta multiplicar o valor do mesmo pelo número 1,30. Caso o mesmo produto ao invés de 30% tenha 20% de acréscimo então o fator multiplicante é 1,20.

Observe esta pequena tabela:

Exemplo: Aumente 17% sobre o valor de um produto de R$ 20,00, temos R$ 20,00 * 1,17 = R$ 23,40

E assim sucessivamente, é possível montar uma tabela conforme o caso.

Da mesma forma como é possível, ter um fator multiplicante quando se tem acréscimo a um certo valor, também no decréscimo ou desconto, pode-se ter este fator de multiplicação.

Neste caso, faz-se a seguinte operação: 1 – taxa de desconto (isto na forma decimal)

Veja:

Tenho um produto Y, e este terá um desconto de 30% sobre o preço normal. Então basta multiplicar o valor do mesmo pelo número 0,70. Caso o mesmo produto ao invés de 30% tenha 20% de desconto então o fator multiplicante é 0,80.

Observe esta pequena tabela:

Exemplo: Desconto de  7% sobre o valor de um produto de R$ 58,00, temos R$ 58,00 * 0,93 = R$ 53,94

E assim sucessivamente, é possível montar uma tabela conforme o caso.

Fontes:

Sebrae-SP – http://www.sebraesp.com.br

Wikipédia – http://pt.wikipedia.org

Equipe Brasil Escola

http://www.juliobattisti.com.br

28 comentários em “Margem de Contribuição e o Ponto de Equilíbrio

    1. Tenho uma Lanchonete e gostaria e algumas informações tambèm a respeito de faturamento + despesas fixas + salário, vc pode me ajudar ???

      1. Olá, obrigado pela visita. Já tentou acessar o site do Sebrae? Eles tem uma biblioteca disponibilizada com vários assuntos pertinentes e você pode baixar os guias. Vale a pena conferir. Abraço!

  1. Como determinar o ponto de equilibrio de uma empresa que produz vários produtos, os quais tem margens de contribuição diferente.

    1. Bom dia Cacilda, bem-vinda ao nosso espaço!

      O cálculo será o mesmo para cada produto ou produtos afins. Mesmo tendo vários produtos, o seu PE será “X”. Os cálculos isolados lhe darão o valor/percentual com o qual determinado produto contribui para fechar o seu “X”. Espero ter ajudado!

Deixar mensagem para Tharles Fernandes Cancelar resposta